Terceira Margem
Arquitetura e Singularidades
ap.arvore_dez18_63.banner.jpg

Apartamento Árvore

 

REFORMA | OBRA  |  APARTAMENTO ÁRVORE

Apartamento-Árvore se constitui como uma pequena sucessão de fronteiras entre a montanha e o mar, no bairro carioca de Copacabana. A floresta e o vento se fundem em um espaço onde o fora e o dentro não se separam permitindo um contágio das folhas na própria maneira de ser de quem habita.

Misturar-se às árvores no cotidiano e aprender com elas a ser atravessado pelo mundo sem ser destruído por ele. Ao invés de um espaço, um território no qual a singularidade de uma pesquisa afetiva, a partir do corpo, se fez cabana. Pesquisa esta feita de modo colaborativo entre o morador e o arquiteto. Assim, passa a ser possível manter sempre toda a parede aberta, sentir o frescor e a expansão no corpo de uma grande abertura para o verde, dormir suspenso, ler na rede, trabalhar, estudar , comer e dormir sentindo o cheiro, a umidade e os sons da mata, ver a fumaça passar por uma guarda-corpo que continua a floresta no ferro e por uma tela que contorna mas não separa o apartamento da floresta.

A primeira camada da fronteira não se faz nem varanda, nem janela, mas uma membrana permeável que ao invés de isolar, implica, articula e intensifica o mundo ao habitar. 

Oficinas em parceria com: Laura Pozzana - Rio Aberto | Soraya Jorge e Isabela Carpena - Movimento Autêntico
Consultoria:  Arquiteto Mestre João Calafate
Fotos: Nathalia Botelho

Etapas da metodologia envolvidas: ESCUTAR, AMPLIAR, CRIAR, CONSTRUIR, ACOMPANHAR.